Aqui estão os últimos trabalhos da Especialista em Direitos Humanos e Desenvolvimento, P-3 UN Women– Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres Genebra no país Suíça.
Reportando-se ao Chefe de Direitos Humanos e Desenvolvimento e ao Diretor Adjunto do Escritório da ONU Mulheres em Genebra, o Especialista em Direitos Humanos e Desenvolvimento é responsável por fornecer apoio técnico a processos intergovernamentais, gerenciar o desenvolvimento, implementação e monitoramento e relatórios da Política de Direitos Humanos e Portfólio da Equipe de Desenvolvimento, coordenação de relacionamentos com parceiros e apoio em estratégias de mobilização de recursos de desenvolvimento e gerenciamento de esforços de construção de conhecimento. A Especialista em Direitos Humanos e Desenvolvimento trabalha em estreita colaboração com o pessoal da sede da ONU Mulheres, escritórios nacionais e regionais, representantes dos Estados-Membros, do sistema das Nações Unidas e da sociedade civil, para garantir a implementação bem-sucedida do portfólio de Direitos Humanos e Desenvolvimento do Escritório de Genebra.
Deveres e responsabilidades
- Fornecer apoio técnico e de coordenação aos processos intergovernamentais e ao desenvolvimento de políticas:
Implementar o envolvimento da ONU Mulheres nos processos intergovernamentais baseados em Genebra, incluindo o Conselho dos Direitos Humanos e os seus mecanismos, e outros órgãos de formulação de políticas relevantes e organismos relacionados com o comércio, o trabalho, a saúde e o clima. - Fornecer apoio substantivo e técnico ao envolvimento da ONU Mulheres em processos intergovernamentais, tais como análise de género, contributos técnicos e materiais de defesa, apoio a negociações e análise de resultados.
- Estabelecer e cultivar relações com homólogos técnicos nas Missões Permanentes, agências da ONU, sociedade civil e outras entidades relevantes para apoiar a implementação e expansão do portfólio, levantar potenciais problemas e sugerir soluções.
- Garantir um fluxo de informação, comunicação e coordenação eficazes em todo o escritório, entre programas, projetos e operações, e com outros escritórios e unidades da ONU Mulheres.
- Participar de reuniões intergovernamentais, interagências e outras reuniões e compromissos de defesa.
- Identificar as necessidades de capacitação e apoiar os Estados-Membros e outros parceiros através de assistência técnica, conforme necessário.
- 2. Gerir a implementação do portfólio da Equipa de Direitos Humanos e Desenvolvimento.
- Coordenar o desenvolvimento e implementação do plano de trabalho global em linha com a Nota Estratégica da Divisão de Políticas, Programas e Intergovernamentais (PPID), nomeadamente fornecendo apoio técnico na concepção e formulação de estratégias e abordagens de programas, planos de trabalho, orçamentos e actividades.
- Estabelecer sistemas, processos e mecanismos para apoiar o planeamento, implementação e monitorização de projetos e relatórios de progresso, garantindo a conformidade com os objetivos e indicadores da ONU Mulheres.
- Estabelecer ligação com doadores, parceiros estratégicos, equipas da ONU Mulheres e outras partes interessadas relevantes para garantir que os resultados do programa sejam alcançados e os recursos sejam geridos.
- Registrar e manter documentos sobre atividades, questões e riscos relevantes do programa.
- Analisar e garantir o alinhamento dos orçamentos dos programas com os quadros de resultados e planos de trabalho.
Manage the monitoring and reporting of the Human Rights and Development Team’s portfolio:
- Manage the monitoring of mutually agreed results frameworks and performance indicators, including by managing and regularly updating relevant internal databases.
- Recommend and establish programme monitoring standards, criteria, and other indicators for measuring and assessing progress/results.
- Coordinate the process of gathering information and preparing progress reports on programme implementation.
Construir parcerias e apoiar o desenvolvimento de estratégias de mobilização de recursos:
- Prestar apoio técnico ao desenvolvimento de parcerias e estratégias de mobilização de recursos.
- Identificar potenciais áreas programáticas de cooperação, com base nos objetivos estratégicos da ONU Mulheres, nas necessidades do escritório e nas prioridades dos doadores e desenvolver as parcerias relevantes.
- Analisar e pesquisar informações sobre os doadores, finalizar resumos substantivos sobre possíveis áreas de cooperação, identificação de oportunidades para mobilização de recursos e partilha de custos.
- Acompanhe as tendências e abordagens políticas, o trabalho do sistema da ONU e os debates intergovernamentais em relação aos direitos humanos e ao desenvolvimento, e identifique pontos de entrada e áreas de apoio.
Gerenciar esforços de construção de conhecimento:
- Gerir o processo de identificação e síntese das melhores práticas e lições aprendidas que estão diretamente ligadas à implementação do programa e contribuem para a sua divulgação.
- Elaborar documentos políticos, resumos e outros documentos/materiais estratégicos para utilização no desenvolvimento e apresentação de posições políticas e programáticas.
- Contribuir para a troca de informações e produtos de conhecimento interna e externamente.
O titular desempenha outras funções dentro do seu perfil funcional que considere necessárias ao bom funcionamento do Gabinete e da Organização.
Competências
Valores fundamentais:
- Respeito à Diversidade.
- Integridade.
- Profissionalismo.
Competências essenciais:
- Conscientização e Sensibilidade em Relação às Questões de Gênero.
- Responsabilidade.
- Resolução Criativa de Problemas.
- Comunicação efetiva.
- Colaboração Inclusiva.
- Engajamento das Partes Interessadas.
- Liderando pelo exemplo.
COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS:
- Forte compreensão técnica de questões relacionadas com o género no contexto de processos intergovernamentais, particularmente no domínio dos direitos humanos.
- Forte conhecimento do Conselho de Direitos Humanos e dos seus mecanismos.
- Capacidade de estabelecer, construir e manter relações sólidas com os Estados-Membros e outros parceiros estratégicos, demonstrando compreensão de diversas perspectivas e concentrando-se no impacto nos resultados para os clientes.
- Fortes habilidades analíticas e de escrita.
- Boas capacidades de formulação, implementação, monitorização e elaboração de relatórios de programas.
- Capacidade de manter diplomacia, tato e estrita confidencialidade com parceiros e clientes internos e externos.
Habilidades e experiência necessárias
Educação e Certificação:
- É necessário mestrado ou equivalente em Ciências Políticas ou Sociais, Economia, Estudos de Desenvolvimento Internacional, Estudos de Género/Mulheres.
- Um diploma universitário de primeiro nível em combinação com dois anos adicionais de experiência qualificada pode ser aceito no lugar do diploma universitário avançado.
Experiência:
- São necessários pelo menos 5 anos de experiência profissional progressivamente responsável em gestão de projectos e programas, coordenação ou desenvolvimento de políticas e análise de género, pelo menos 2 dos quais devem estar directamente relacionados com os direitos humanos em mecanismos intergovernamentais.
- São necessários pelo menos 2 anos de experiência de campo relacionada com o avanço da igualdade de género e o empoderamento das mulheres e raparigas.
- A experiência de trabalho a nível nacional ou regional é uma vantagem distinta.
- É desejável experiência em coordenação e ligação com os Estados-Membros e agências da ONU.
Línguas:
É necessária fluência em inglês.
É desejável conhecimento de outra língua oficial da ONU (francês, árabe, chinês, russo ou espanhol).
se você está interessado neste trabalho clique no botão abaixo.